#conheçaojhonatan

Destaques da semana

Jhonatan Pereira de Jesus, nasceu em 3 de setembro de 1983, na cidade de Boa Vista (RR). Médico e empresário, foi eleito em 2010 para seu primeiro mandato como deputado federal com 16.550 votos, aos 27 anos. Nas Eleições 2014, foi reeleito com 20.677 votos.

Luta pelo desenvolvimento de Roraima, buscando soluções para as áreas menos assistidas do estado, como saúde e infraestrutura, entre outras. Já conquistou várias vitórias, como recursos para a reforma do Hospital de Caracaraí, a revitalização da Praça Ayrton Senna e melhorias e expansão da Universidade Federal de Roraima. O republicano é autor da lei que disponibiliza 3% de residências adaptadas ao uso por pessoas com deficiência, dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Já assumiu cargos relevantes como a presidência da Comissão de Minas e Energia (CME) e a relatoria da Medida Provisória 820/2018, que tratou do fluxo migratório de venezuelanos em Roraima.

Nas Eleições 2018, foi reeleito para o terceiro mandato de deputado federal pelo Republicanos Roraima com 13.429 votos, o segundo mais votado do estado.

Foi líder da bancada do Republicanos na Câmara dos Deputados por dois anos consecutivos (2019 e 2020).

Confira todas as notícias AQUI.

#boravotar

por que votar no jhonatan?

biografia

O Deputado Federal Jhonatan de Jesus foi eleito, pela primeira vez em 2010, para representar o povo do Estado de Roraima e cumpre o seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Nascido e criado em Roraima, formou-se em Medicina pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente, além de exercer plenamente as atividades parlamentares, é mestrando em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

No âmbito de suas atividades parlamentares, foi presidente da Comissão de Minas e Energia; relator da MP 820/2018, que tratou da imigração no Brasil (Crise da Venezuela); participou ativamente na aprovação das Propostas de Emenda à Constituição de números 111 e 199, que regularizaram a situação dos servidores públicos dos antigos territórios federais de Roraima e do Amapá. Foi presidente da Comissão de Minas e Energia, quando imprimiu um ritmo diferenciado que resultou em um aumento superior a 100% em apreciação de proposições nesse colegiado, relativamente ao exercício anterior; foi relator da MP 820/2018, que tratou da imigração no Brasil (Crise da Venezuela); presidiu o Grupo de Trabalho Reforma da Legislação Eleitoral, cuja relevância dispensa comentários.

Apresentou diversas proposições de cunhos regional e nacional. Para exemplificar, destaca-se a apresentação do Projeto de Lei 459/2011, que assegura a disponibilidade de residências adaptáveis ao uso por pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e idosos, dentro do programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, de iniciativa do Governo Federal. O projeto foi aprovado e transformado em Lei.

Assumiu, no ano de 2019, a liderança de seu partido, o Republicanos, na Câmara dos Deputados, para a qual foi eleito por unanimidade, com o compromisso de solidificar e engrandecer cada vez mais a atuação de seus membros e dar visibilidade aos programas do partido na Câmara. Foi líder por dois anos consecutivos, tendo cumprido plenamente essa missão.

Jhonatan de Jesus tem o anseio natural, dada a sua formação profissional, em desenvolver trabalhos direcionados à assistência à saúde, porém sua atenção parlamentar recebe foco importante também nas áreas de educação, esporte, cultura, lazer e infraestrutura, em razão da significativa desigualdade regional em que se encontra o Norte do país, no qual se insere o estado de Roraima, cujo povo representa na Câmara dos Deputados.

Por seis anos, foi membro titular da Comissão de Seguridade e Família, onde exercitou sua visão de médico para buscar soluções para que o país possa avançar em qualidade na saúde pública. Com o olhar nessa área, destinou milhões em recursos para o estado de Roraima, a serem investidos na reforma de hospitais, construção de unidades de saúde básica, aquisição de equipamentos e para o custeio cotidiano da assistência à saúde, incluindo-se o setor de recursos humanos.

Definiu como projeto essencial para sua atuação parlamentar em saúde a reforma de todos os hospitais do estado. Iniciou sua obra com o Hospital Irmã Aquilina, da cidade de Caracaraí, já concluído, seguiram-se os hospitais dos municípios de Alto Alegre, Bonfim, Caroebe, São João da Baliza e, ainda, o Hospital Geral de Roraima, que além de reformar sua rede física, recebeu equipamentos e a implantação da primeira Unidade de Oncologia – UNACON, área que se encontrava completamente desassistida em todo o estado.

Para educação, infraestrutura, economia, esporte, turismo e lazer, o deputado Jhonatan de Jesus conseguiu viabilizar vários projetos para os municípios de Roraima – capital e cidades do interior. Em Educação, destinou recursos para as primeiras edificações do Campus Avançado da Universidade Federal de Roraima-UFRR em São João da Baliza, o que, de forma pioneira, permitiu a interiorização do ensino superior em Roraima e deu acesso ao jovem do sul do estado a essa modalidade da educação. São outros tantos milhões em emendas parlamentares indicadas por ele nesse setor que significam mais oportunidades, mais Educação.

Entre os vários projetos implantados durante os seus mandatos, a instalação de um novo eixo de subsistência, com foco na comunidade rural, configurado na escavação de dezenas de tanque para o desenvolvimento da piscicultura, a recuperação de estradas vicinais, a construção de Mercado de Produtores. Ainda nessa área, foram realizadas drenagem para áreas endêmicas, melhorias sanitárias domiciliares, enviados recursos para o fomento da fruticultura, instaladas redes de eletrificação rural e de sedes de municípios do interior. Como um exemplo final, cita-se o maior programa de segurança pública do estado de Roraima, o Polícia na Rua, em que foi idealizador do projeto e é o sistema de segurança integrada para população. Com o aporte de R$ 30 milhões, para equipar as polícias civil e militar e o Corpo de Bombeiros. Esse importante programa trouxe um diferencial para a população, e oferece mais segurança e qualidade de vida à população de todo o estado.